Equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com a capacidade dez vezes superior a todas as versões anteriores sem “massa”. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia em veículos e outras tecnologias.
Atualmente, a bateria dos carros elétricos constitui uma grande parte do peso dos veículos. Uma bateria estrutural, por outro lado, funciona tanto como fonte de energia, como parte da estrutura.
O chamado “armazenamento de energia ‘sem massa’” baseia-se no facto de o peso da bateria ser uma parte da estrutura de suporte de carga. Os cálculos mostram que este tipo de bateria multifuncional pode reduzir muito o peso de um veículo elétrico.
A bateria tem uma densidade de energia de 24 Wh/kg, ou seja, aproximadamente 20% da capacidade em comparação com as baterias de iões de lítio atualmente disponíveis.
O peso dos veículos poderá ser ainda mais reduzido com esta bateria, menos energia será necessária para fazer um carro elétrico andar. Além disso, uma densidade de energia mais baixa também proporciona mais segurança.
A utilização da fibra de carbono, consegue projetar uma bateria estrutural com capacidade e rigidez competitivas de armazenamento de energia. No entanto, a equipa já iniciou um novo projeto, financiado pela Agência Espacial Nacional Sueca, para tentar aumentar ainda mais o desempenho da bateria estrutural.
A ideia é substituir a folha de alumínio por fibra de carbono como material de suporte de carga no elétrodo positivo, proporcionando maior rigidez e densidade de energia. O separador de fibra de vidro será substituído por uma variante ultrafina, que terá um efeito maior e ciclos de carregamento mais rápidos.
Fonte: ZAP
A EMSconsulting não se responsabiliza pelo conteúdo das informações aqui apresentadas ou por quiasquer referências a terceiros.