A Plaça de les Glòries é o espaço escolhido pela Câmara Municipal da cidade para implementar, o projeto piloto do pavimento fotovoltaico.
Esta é a proposta vencedora de um concurso que foi lançado com o objetivo de conhecer potenciais soluções para gerar energia renovável em pavimentos. Ao realizar esta experiência será possível analisar a viabilidade da sua implementação nas ruas, praças e estradas de acesso em Barcelona.
A proposta vencedora apresenta um pavimento que produz energia através da luz solar e que é facilmente integrado no espaço urbano, transformando-o ao mesmo tempo numa referência em arquitetura e sustentabilidade.
Esta solução visa tanto a geração de energia limpa, como a utilização de recursos e materiais sustentáveis para a sua produção. Para obter valor a partir dos resíduos, o pavimento solar inclui uma base composta por plástico e vidro reciclado, bem como um desenho modular que facilita a sua instalação e manutenção. A engenharia garante resistência à carga, a impactos e às mudanças do clima, portanto amiga do ambiente.
Este projecto contará com 50 metros quadrados (m2) de pavimento gerador fotovoltaico num espaço representativo da cidade. Neste caso, foi escolhida uma pequena área em redor da Plaça de les Glòries, na Avenida Diagonal 254.
Durante o período de instalação, de aproximadamente seis meses, a Agência de Energia fará o acompanhamento e monitorização dos dados de geração de energia do pavimento e vai avaliar o cumprimento dos objetivos planeados.
Fonte: Idealista
A EMSconsulting não se responsabiliza pelo conteúdo das informações aqui apresentadas ou por quaisquer referências a terceiros.